![Transparente.png](https://static.wixstatic.com/media/7daa62_8e14372381ba43b28f342f60ebeeb1a0~mv2.png/v1/crop/x_0,y_74,w_1829,h_1755/fill/w_149,h_143,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,enc_avif,quality_auto/Transparente.png)
nossos objetivos
Por muito tempo, a relação predominante entre humanos e cães era de pura necessidade. Os cães trabalhavam para sobreviver e nós os utilizávamos como ferramentas, fosse para pastorear, caçar, guardar, tração e tantas outras funções. Então, há apenas algumas gerações, essa relação começou a mudar e vemos, atualmente, os cães se tornarem membros importantes de nossas famílias.
Essa mudança tem influenciado a forma como os cães são criados e, também, a forma como se comportam. Raças de trabalho precisando se adaptar à vida urbana e à rotina de animais de estimação. Pelo ambiente em que vivem, espera-se deles uma maior capacidade de se ajustar, de se comportar exemplarmente. Evidentemente que muito dessa capacidade dependerá do esforço dos novos tutores em educar este cão, mas o criador tem papel fundamental para que essa convivência positiva em sociedade aconteça.
E foi a partir dessa necessidade de criar cães para viverem em meio à sociedade que iniciamos o Baeta’s Border.
Não nos entendam errado, não temos intenção alguma de tentar modificar a essência do border collie e nem achamos que alguém deveria fazê-lo. O border é e sempre deverá ser uma raça de trabalho. São cães ativos e que necessitam de diversos estímulos, não sendo indicados de forma alguma para famílias sedentárias. Se sua intenção é um cão somente de sofá, para passeios aos fins de semana, recomendamos que procure outra raça.
Neste texto, abordaremos o nosso objetivo com a criação ao conciliar um conjunto de características, envolvendo saúde, temperamento e estrutura, e iremos falar individualmente sobre essas questões. Com foco nelas, buscamos criar cães ideais: saudáveis, sociáveis, bem dispostos, focados e que viverão por muitos anos junto a suas famílias.
(Sobre nossos protocolos de criação de filhotes, com objetivo de moldá-los para a vida em família e na sociedade, as informações estão disponíveis na página Ninhadas)
Saúde
Exames - exames de saúde são básicos numa criação. Tanto os exames de rotina, que fornecerão informações momentâneas da saúde de nossos cães, como exames que garantirão a saúde deles como reprodutores. Não falaremos detalhadamente sobre eles neste texto, disponibilizamos mais informações sobre eles na página Saúde.
Longevidade - queremos cães que vivam bem e vivam muito. É uma característica que sofrerá influência de diversos outros fatores ao longo da vida, inclusive de outros fatores citados neste texto, mas dentro do que está ao nosso alcance, valorizaremos cães cuja família tem histórico de maior longevidade.
Endogamia/Inbreeding - é a produção de descendentes através de indivíduos relacionados geneticamente (parentesco próximo). É uma ferramenta utilizada para obter resultados rápidos na criação, porém resulta em consequências. Pesquisas mostram que o inbreeding reduz a longevidade, reduz o tamanho de ninhadas, aumenta a mortalidade de filhotes, aumenta a frequência de doenças, anomalias e distúrbios como problemas imunológicos e, quando pensamos em toda a população, o inbreeding reduz a diversidade genética na raça.
Uma ferramenta útil para mensurar esse parentesco é o “coeficiente de parentesco” (Coi), um dado em porcentagem que informará a probabilidade de um indivíduo ter dois alelos iguais de mesma origem.
Evitamos endogamia e desejamos o menor Coi possível. Utilizamos a database do Anadune para calcular e estipulamos um limite de 5% para nossas ninhadas.
Reprodução - para preservar saúde e funções básicas para qualquer espécie, as fêmeas devem apresentar boa habilidade materna, ter boa fertilidade e ser capaz de parir naturalmente (eventos podem interferir, com menor frequência, porém nenhuma fêmea deve ser definitivamente incapaz de parir naturalmente, seja por questões anatômicas ou fisiológicas). Os machos devem ser férteis, possuir boa libido e ser capazes de montar naturalmente.
Temperamento
O cão precisa ter temperamento estável. Sem ansiedade, agressividade, timidez ou medo excessivo. Queremos cães que podem estar presentes nos mais diversos ambientes e eventos, sem apresentar comportamentos que causem danos ou transtornos.
Traços
Docilidade - o cão precisa ser dócil em todas as situações, seja com pessoas ou outros cães. Não devem apresentar resistência para ser tocados ou manipulados.
Inteligência e Treinabilidade - a característica mais lembrada da raça e naturalmente desejada em nossos cães. A inteligência pode ser definida de diversas formas, mas aqui iremos descrever como a capacidade de aprender com experiências, sejam estas criadas por nós (como em treinos) ou aprendidas no dia a dia. O interesse em aprender é marca registrada da raça, bem como sua capacidade de fazê-lo rapidamente.
Cooperação - este é outro traço característico da raça e, talvez, o mais influente para me fazer apaixonar por ela. É o interesse que o cão tem em agir em conjunto com seu tutor. O border collie é encantadoramente ligado ao seu dono e possui esse desejo de seguir orientações, decorrente de dezenas de anos de seleção para um trabalho que une homem e cão.
Estrutura
Angulações - uma boa estrutura não só afeta a capacidade de um cão exercer determinada função com excelência, como também afeta o tempo pelo qual ele será capaz de exercê-la ao longo da vida. Não queremos cães superangulados nem subangulados, e sim cães equilibrados.
Movimentação - precisamos de cães proporcionais estruturalmente, com musculatura bem desenvolvida, para que executem uma movimentação eficiente pelo tempo necessário durante uma atividade. A movimentação é consequência da estrutura e irá interferir na resistência.
Resistência - queremos cães que consigam executar determinada atividade pelo tempo desejado, mantendo um ritmo eficaz. Estamos falando de cães que participação de agility, corridas, maratonas, que trabalharão, seja no pastoreio, em busca e resgate ou outras funções, que farão trilhas com suas famílias. É essencial que possuam resistência.
Como grandes apaixonados por Border Collies, focamos nos aspectos mencionados com atenção, pensando sempre em melhorar e contribuir com a raça, como um todo, e proporcionar a cada família que escolhe um filhote Baeta's Border uma experiência maravilhosa. Com bastante cuidado, buscamos garantir que tenham ao seu lado um cão amoroso, equilibrado, saudável e feliz.