top of page

cores e pelagens

ATALHOS

O padrão do border collie menciona que são permitidas as pelagens moderadamente longa e curta, e que todas as cores são permitidas, desde que não haja predominância do branco.

Existe um grande interesse em compreender como as pelagens surgem, por isso aqui será explicado brevemente sobre os genes e suas combinações.

É importante relembrar sobre genética básica para melhor compreensão: 

Gene - sequência de nucleotídeos responsável pela determinação de uma característica. 

Locus - é o lugar no cromossomo ocupado por um par de genes, sendo um vindo do pai e um vindo da mãe do indivíduo.

Genótipo - representação da carga genética do indivíduo, representada por letras.

Fenótipo - expressão do gene, pode sofrer ação do ambiente. 

Gene dominante - gene que se expressa no fenótipo. Descrito com letra maiúscula.

Gene recessivo - gene que se expressa somente quando em par (na ausência do dominante).

Locus e Genes

Locus B

Onde o par de genes determina a cor base do cachorro, isto é, se será marrom ou preto. Preto "B" é dominante e marrom "b" recessivo, ou seja, todo cão "BB" ou "Bb" expressará a pelagem preta e todo cão "bb" expressará a pelagem marrom.

Locus A

Par de genes responsáveis por determinar se o cachorro será sable ou terá marcações amarelas (tricolor ou saddle). "ay" representa sable e "at" tricolor. Desta forma, todo cão "ayay" ou "ayat" será sable e "atat" será tricolor. Depende do Locus K para expressar.

Locus K

Também responsável pelas marcações tricolor e sable, porém de uma forma diferente. Age como se "ligasse" e "desligasse" os genes em A. Todo border collie possui os genes para tricolor ou sable, porém é o gene K quem determina se irão se manifestar ou não. O par de genes "KK" ou "Kk" impede que os genes em A se manifestem (deixando o cão "bicolor"), enquanto o par de genes "kk" (recessivo) permite a expressão do sable e do tricolor. 

Além disso, entre os genes em K está o gene Kbr. Se o cachorro possuir genes "Kbrk" ou "KbrKbr", apresentará marcação tigrada. O tigrado depende do "amarelo" para se expressar, portanto se agir em conjunto com o canela "atat", o tigrado aparecerá somente nas mesmas marcações do "tricolor", isto é, acima dos olhos, focinho, abaixo da cauda e nos membros. Se agir em conjunto com o sable 'ay", o cão será tigrado por todo o corpo.

Locus D

Responsável pela diluição, sendo que "D" é não diluído e "d" diluído. Se o cão possuir genótipo DD ou Dd, a coloração principal permanece preta ou marrom, porém para o cão que possui os genes dd, o preto e branco passa a ser azul e branco e o marrom e branco passa a ser lilás e branco.

Locus M

Responsável pelo merle na pelagem, sendo o merle "M" dominante e o não merle "m" recessivo. Todo cachorro merle possui genética "Mm". Os cães "MM" são os duplo merles, oriundos do cruzamento proibido entre dois merles, por gerar cães doentes. Todo merle "Mm" se reproduzido deve ser com um não merle "mm" para não existir possibilidades do nascimento de duplo merles!

Locus E

Responsável pela coloração vermelho australiano, ele controla os pigmentos nos foliculos, impedindo que o cachorro manifeste qualquer outra cor que não o "amarelo". Isto é, geneticamente o cachorro pode ser preto e branco ou qualquer outra, mas apenas o amarelo será visível. Quando "EE" ou "Ee", o cachorro manifesta a coloração normal, mas quando "ee", ele será vermelho australiano.

Definidos os genes envolvidos, podemos pensar nas pelagens que suas combinações produzem, começando pelos de "base" preta.

B
A
K
d
M
E

preto e branco

O border collie "clássico", carrega a maior parte dos genes dominantes ("B", "K", "E", "D"... Só nunca carregará merle, por ser dominante sobre o preto e branco), isso significa que pode (apenas PODE) carregar os outros genes recessivos.

IMG_9173.jpg

preto tricolor

É o cão preto e branco com marcação no focinho, acima dos olhos, patas e abaixo da cauda. Para isso, é necessário que carregue genes "atat" e "kk".

Raya 2

SADDLE

Variação do tricolor em que o canela se estende, deixando apenas a marca da "sela" da cor base

preto zibelina (sable)

Ocorre um crescimento de pelos amarelos por todo o corpo, de intensidade variável. Alguns indivíduos ficam completamente vermelhos/amarelos, enquanto outros também terão pelos da cor base distribuídos pelo corpo. Aparece quando há as combinações de genes "kk" com "ayat" ou "ayay".

azul e branco

O border azul e branco é basicamente o cão preto e branco, porém com os genes da diluição, que fazem a pelagem preta clarear para um acinzentado. Necessita possuir um par de genes "dd" para a diluição.

IMG_7573.jpg

azul tricolor

Diluição do preto, branco e canela. Genes "bb" agindo em con "B- kk atat". 

Safira 1

azul zibelina (sable azul)

O Sable Azul é o padrão sable sobre a pelagem diluída do preto. Ou seja, um cachorro com genes preto e branco "BB" ou "Bb", sable "ayay" ou ayat e "kk" e diluídos "dd".

seal e branco

A explicação mais coerente para o seal, até o momento, é que seria um "sable fantasma", ou seja, um cão que possui o genótipo "Ay-", mas o  "K-" não permite a expressão. 

tigrado

O tigrado é um padrão de pelagem que afeta a cor base, mas deixa "rastros". Isto é, no tigrado será possível observar a cor base pelas listras.

preto merle (blue merle)

Quando o cachorro preto e branco tem o gene M (merle) e apresenta esse efeito "marmorizado" da pelagem. Todo preto merle possui o manto claro com manchas pretas, podendo variar o tom do manto, a quantidade de manchas, o tamanho, etc.

Bruce

preto merle tricolor

O gene merle "M" agindo sobre o preto, branco e canela "B- kk atat".

Rauru

saddle merle

Saddle do preto + gene merle, marmorizando apenas a cobertura preta no dorso (vermelho/amarelo não é afetado por merle). 

preto zibelina merle

Quando se junta os genes para preto e branco "B-", sable "ay-" e "kk" e merle "Mm". O manto será amarelado em diferentes tons de manchas pretas.

azul merle (slate merle)

É a ação do merle sobre a pelagem azul e branca. O manto será cinza claro e as manchas escuras serão azuis/cinzas.

IMG_6611_Original.jpg

azul merle tricolor

Azul, branco e amarelo junto ao gene do merle. Manto cinza claro com manchas azuis/cinzas e marcações amarelas no rosto, acima dos olhos, membros e abaixo da cauda.

373694A8-6AEF-4714-9F1C-3BA5CEC47EAE.jpg

azul Zibelina merle

Possui a pelagem azul somada aos genes do sable e ao gene merle. O manto ficará mais escuro, amarronzado, mas as manchas manterão a cor azul/cinza.

seal merle

O gene merle sobre a pelagem seal, deixando um manto marrom coberto por manchas acastanhadas.

tigrado merle

Gene merle "M" junto aos genes do tigrado "Kbr-" e "ay". Pelo padrão das listras, muitas vezes é difícil diferenciar o tigrado comum do tigrado merle.

marrom e branco

O marrom e branco é uma cor recessiva, sendo necessário que ambos os pais passem o gene para o filhote manifestar. O tom pode variar de um mais escuro "chocolate" a um "avermelhado".

WhatsApp Image 2023-04-06 at 10.46.30.jpeg

marrom tricolor

Marrom, branco e amarelo acontece pelos genes "bb" junto com os genes "atat" e "kk", dando ao cachorro marrom as marcações amarelas no focinho, acima dos olhos, membros e abaixo da cauda.

Hobbes

saddle marrom

Variação do marrom, branco e amarelo, na qual o amarelo se estende, restando apenas a "sela" marrom sobre o dorso.

MARROM ZIBELINA

Ocorre crescimento de pelo amarelo por todo o corpo, em diferentes tons, mesclando com o marrom

Isabela e branco

É a cor que se produz com a diluição do marrom e branco. Ou seja, um cachorro geneticamente "bb" e "dd".

Isabela tricolor

É o marrom diluído com marcações amarelas no rosto, membros e cauda Um cão com genes "bb", "dd", "atat" e "kk".

Veigas

Isabela zibelina

Padrão sable sobre a pelagem lilás, com pelos que mesclarão marrom diluído e amarelo.

marrom merle

O gene do merle sobre a pelagem marrom, criando um manto claro avermelhado com 

marrom merle tricolor

Criam a pelagem marrom merle e branca com manchas amarelas no rosto, acima dos olhos, membros e abaixo da cauda.

IMG_5342.jpg

marrom zibelina merle

Assim como os demais de pelagem zibelina, as marcações merle tendem a desaparecer. É o cachorro marrom e ranco, com gene sable e o gene merle.

isabela merle

O gene merle sobre a pelagem lilás, causando o efeito de marmorização: manto rosado e manchas liláses.

isabela merle tricolor

Lilás merle com marcações amarelas no focinho, acima dos olhos, membros e abaixo da cauda.

amarelo e branco (vermelho australiano)

O par de genes "ee" impede que surjam outros pigmentos além do amarelo, assim, o cão é visualmente amarelo independente da cor base que carrega. Oculta, inclusive, o merle. Os tons podem variar de "creme" a "alaranado".

IMG_4895.jpg
bottom of page